Investimento no Paraná é recorde em assistência e garantia de direitos

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social bateu, neste ano, o recorde de investimentos no atendimento a famílias em vulnerabilidade social e em ações para garantia de direitos.

Neste ano, o total chegou a 237 milhões de reais e representa quase o dobro do investido em 2011 e 35% a mais que no ano passado.

Desde 2011, a Secretaria da Família repassou 1 bilhão e 190 milhões de reais para programas e serviços, além de construções, ampliações e reformas de equipamentos públicos.

Apenas por meio do programa Família Paranaense, principal estratégia do Governo do Estado para redução da pobreza, já foram investidos 229 milhões e 100 mil reais no atendimento a aproximadamente 314 mil famílias, desde de 2012 até novembro deste ano.

A secretária da Família, Fernanda Richa, destaca que as ações são feitas junto com as prefeituras, os conselhos estaduais e as entidades sociais.

Os recursos vêm do Fundo Estadual para Assistência Social, do Fundo Estadual para Infância e Adolescência e do Tesouro do Estado. Parte do recurso foi repassado às prefeituras, sendo que pela modalidade fundo a fundo, foram 118 milhões e 800 mil reais para 374 municípios.

Na área de habitação, foi implantado o Programa Integrado de Inclusão Social e Requalificação Urbana, que oferta serviços para as famílias em vulnerabilidade social atendidas pelo programa.

Outra iniciativa importante foi o lançamento do projeto-piloto do programa Caixa d’Água, em parceria com a Sanepar.

Os repasses garantiram atendimento especializado à população de rua e às pessoas com deficiência, além do acolhimento de crianças e adolescentes, manutenção dos Centros de Referência em Assistência Social e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social, além de ações do programa Família Paranaense. A secretária Fernanda Richa afirma que o investimento é resultado do planejamento da política de assistência social desenvolvida no Estado e debatida no Conselho Estadual de Assistência Social.

A secretária destacou, ainda, que neste ano o Paraná saiu na frente ao lançar o Plano Decenal de Assistência Social, que dá subsídios de longo prazo para o planejamento dessa política.

Com as ações do Família Paranaense, os índices indicam melhorias de mais de 34% nas condições de moradia das famílias acompanhadas pelo programa, em áreas fundamentais como saúde, educação, assistência social, trabalho e renda e segurança alimentar e nutricional.

O Índice de Vulnerabilidade das Famílias, desenvolvido pela Secretaria Família e que auxilia os municípios no acompanhamento familiar, possibilitou ao Estado parceria inédita com a Itaipu Binacional, formalizada no início deste mês.

Com isso, vão ser construídas 320 casas para atender famílias em situação de vulnerabilidade, em 16 municípios do Oeste do Paraná. (Rádio Web CP com informações da Repórter: Priscila Paganotto/AEN).

Deixe uma resposta