ExpoLondrina 2018 começa nesta quinta-feira

Com o slogan “Paixão em Pensar à frente. O agro nos move”, a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – a ExpoLondrina 2018 – será realizada de 5 a 15 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. A abertura oficial, no entanto, será na sexta-feira, 15 horas, no Recinto Milton Alcover, com a presença de autoridades e convidados.

Confirmaram presença até o momento os deputados federais Alex Canziani e Sérgio Souza, os deputados estaduais Cobra Repórter, Tercílio Turini e Tiago Amaral.

A ExpoLondrina está entre as mais importantes do país para o setor do agronegócio e vem, nos últimos anos, introduzindo novidades que vão ao encontro do momento atual, em que a tecnologia com base na inovação tem grande relevância para o setor.

Este ano, será realizado o III Hackaton Smart Agro, evento que atrai dezenas de pessoas com foco no desenvolvimento de soluções digitais que possam facilitar o dia a dia do campo e das centenas de atividades que envolvem o agronegócio. A exposição de Londrina foi a primeira feira do setor a introduzir a maratona, que consiste na reunião de desenvolvedores de softwares, designers, empresários e monitores num espaço especialmente preparado, onde permanecem por cerca de 48 horas seguidas, trabalhando no desenvolvimento de um projeto.

Paralelamente ao Hackathon, mais de 60 eventos técnicos são realizados nos espaços do Parque Ney Braga, visando a difusão de tecnologias e de conhecimento. A ExpoLondrina já é um marco no calendário nacional do agronegócio e tem na parte técnica um de seus destaques, trazendo atualizações, informações e todas as novidades do segmento para expositores, criadores e público em geral. São dezenas de palestras, cursos, debates e oficinas realizadas em parceria entre a Sociedade Rural do Paraná, entidade organizadora da Exposição, e instituições de ensino e pesquisa – Universidade Estadual de Londrina, Embrapa, Seab/Emater, Iapar, entre outros.

“Primamos pela realização de eventos que agreguem novos conhecimentos, que possam gerar renda e expertise aos nossos produtores. Sabemos que têm muitas entidades trabalhando seriamente para isso, mas na ExpoLondrina temos a oportunidade de reunir, de um lado, muitas pessoas capacitadas para compartilhar seus conhecimentos e, de outro, produtores ansiosos por novas técnicas”, comenta o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afranio Brandão.

O diretor de atividades agroindustriais e um dos responsáveis pela elaboração da agenda técnica, Luigi Carrer Filho, destaca a importância destas parcerias para a realização de eventos de qualidade e que atendam às necessidades do público da ExpoLondrina, tanto que alguns eventos já estão na quinta ou sexta edição.

“A nossa responsabilidade com a agenda técnica da ExpoLondrina é grande. A cada ano os eventos vêm melhorando e superando a edição anterior. Esta evolução de qualidade gera expectativa no público e desperta interesse tanto no meio rural, quanto no acadêmico. Desde outubro, pessoas estão nos contatando para saber sobre a grade técnica”, conta Carrer Filho.

Fórum do Agronegócio

O 3º Fórum do Agronegócio será realizado no dia 9 de abril e mais uma vez mostra a importância do setor para a economia nacional. Estarão em Londrina para participar do evento lideranças dos principais órgãos e entidades porta-vozes do agro brasileiro, reunidos em torno do tema central: “O Protagonismo do Agro Brasileiro no Mundo”. Realizado pela Sociedade Rural do Paraná e a MMarchiori, dentro da programação da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, o evento terá os painéis “O agronegócio na nova sociedade: implicações e perspectivas para o Brasil” e “Inovação no Agro e na Agroindústria Brasileira: as demandas mundiais e os desafios na produção sustentável de alimentos”. Inscrições e informações pelo site:www.expolondrina.com.br

Movimentação que impacta toda a região

A realização da ExpoLondrina provoca impacto em toda a região. Em 11 dias de exposição, cerca de 550 mil pessoas visitam o Parque Ney Braga, vindas, principalmente, de cidades vizinhas, mas também de outros Estados e países.

São gerados em torno de sete mil empregos, incluindo as contratações temporárias para segurança, limpeza, atendimento nos estandes e os empregos indiretos.

Na edição de 2017, participaram da feira 3.170 expositores e uma movimentação financeira de R$ 570 milhões. As instituições financeiras presentes à exposição liberaram R$ 345 milhões em financiamentos para o setor rural.

Para este ano de 2018, as expectativas de negócios e público também são muito boas, conforme adianta o presidente da SRP, Afranio Brandão. “Sempre trabalhamos para fazer uma exposição melhor que a outra e este empenho provoca resultados positivos que sempre nos surpreendem. Esperamos, claro, superar a movimentação do ano passado, mas não podemos deixar de ressaltar que nossos números já são bastante expressivos”, comenta.

Animais expostos mostram a excelência da produção nacional

Na ExpoLondrina, a presença de genética de qualidade, a realização de leilões, intercâmbio de informações para cria, recria, engorda e confinamento dão uma mostra do patamar em que se encontra a produção de carne paranaense e nacional.

Além da bovinocultura, são destaques do setor animal a ovinocultura, piscicultura e equinocultura. O segmento de equinos realiza leilões e julgamentos, mas também encanta o público com a realização das provas equestres e hipismo. Devem entrar no Parque de Exposições perto de mil equinos e 1200 ovinos e caprinos.

Em 2017, passaram pelo Parque Ney Braga 6.485 animais de 60 raças. Este ano, o número deve ser superior, devido ao maior número de leilões agendados.

Leilões – momento de bons negócios

Para a ExpoLondrina 2018, estão programados 19 leilões, transformando os recintos do Parque Ney Braga numa grande praça de negócios. Serão realizados leilões de gado de corte, elite, touros, ovino, gado leiteiro e equino.

Ano passado, a Operação Carne Fraca e delações dos dirigentes da JBS ocasionaram queda forte nas cotações da arroba no Brasil e por consequência no Paraná, causando retração e apreensão no mercado bovino em geral. “Este ano, o cenário está diferente e sinalizando para um aquecimento no mercado de animais, em especial, o segmento de bovinos”, comenta o diretor de Pecuária da SRP, Ricardo Rezende.

Embora ainda de forma tímida, a economia começa a dar sinais de alguma melhora, lembra o diretor, e, portanto, “é uma boa hora para a reposição de animais tanto de engorda quanto de cria”.

Atrações

A grade de shows da ExpoLondrina 2018 é uma das grandes atrações do evento com nomes do circuito nacional. São eles: Henrique & Juliano (5/4); Luan Santana (6/4); Bruno & Barreto e Cleber & Kauan (7/04); Larissa Manoela (8/4); Simone & Simária (9/4); Zé Neto & Cristiano e DJ Samhara (10/4); Marília Mendonça (11/4); Maiara & Maraisa (12/4) e nos três últimos dias da exposição, 13,14 e 15 de abril, o Rodeio ExpoLondrina 2018 fecha com chave de ouro.

A exposição traz ainda a ExpoCultura, com a participação de artistas plásticos regionais; a Expo no Campo, evento com visitas técnicas a propriedades inovadoras; Feira de Sabores, com produtos da agricultura familiar; apresentação de máquinas e equipamentos para o campo, parque de diversões e uma rede gastronômica que vai de food trucks a restaurantes. (Rádio Web CP com informações da Assessoria de imprensa – ExpoLondrina).

Deixe uma resposta