Confirmado o primeiro caso de febre amarela em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba confirmou na tarde desta quarta-feira (31) o primeiro caso de febre amarela na cidade. O caso é importado do estado de São Paulo, contraído no mês de dezembro. De acordo com o Ministério da Saúde, o Paraná tem quatro casos suspeitos de febre amarela em investigação e outros 14 suspeitos foram descartados.

De acordo com a prefeitura, não há caso de macaco encontrado com sinais da doença na capital paranaense. A vítima da doença, uma mulher de 36 anos, esteve em Mairiporã, próximo à capital paulista, entre os dias 22 a 30 de dezembro. Ela permaneceu internada até o dia 8 de janeiro e já recebeu alta. A Secretaria Municipal de Saúde descarta mudar a recomendação da vacinação, que segue liberada apenas para quem vai às áreas de risco.

Ainda segundo a administração municipal, é importante destacar que não há nenhum outro caso suspeito em Curitiba sendo analisado e nunca houve um caso de contaminação pelo vírus na cidade.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus e do gênero Sabethes. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). (Rádio Web CP com texto e informações do site AgoraLitoral/Repórter da Hora).

Deixe uma resposta