Protesto dos caminhoneiros provoca corrida aos postos de combustíveis no norte do Paraná

Os postos de gasolina de Cornélio Procópio, Norte do Paraná, já amanheceram com filas na manhã desta quarta-feira, 23. É o reflexo imediato do terceiro dia do protesto dos caminhoneiros pelas rodovias do estado e de  todo o país.

Os caminhoneiros reivindicam  a redução da carga tributária sobre o preço do diesel, que, na opinião deles, daria fôlego ao setor, já que esse produto representa 42% do custo do frete.

O Governo Federal, presidentes do Senado e Câmara Federal, discutem o assunto e até já acenaram com a eliminação da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). No entanto, a categoria faz outras reivindicações e a situação segue indefinida.

No terceiro dia de paralisações das rodovias, teve início a corrida aos postos de combustíveis, e, em alguns supermercados, já começa a faltar verduras e legumes.

A situação preocupa os governos federal, estadual e municipal. Em Cornélio Procópio-PR, a vice-prefeita Angélica Olchaneski, que acumula o cargo de Secretária de Saúde, disse estar preocupada com o reflexo que o movimento de paralisação trará para grande parte da população.

“A reivindicação deles é justa e o protesto pacífico é salutar. No entanto, se começar a falta gasolina e alimentos, a situação pode ficar muito complicada”, acrescentou.

Em relação ao município, Angélica destacou que a frota de veículos não tem reserva de combustível e isto poderá afetar alguns setores da prefeitura, principalmente, o da saúde.

“Estamos vendo a categoria determinada a paralisar tudo mesmo e, por isso, vamos aguardar e esperar que haja limites nesta situação. Setores emergenciais, por exemplo, não podem ser afetados. Esperamos que ocorra logo um acordo entre governo e caminhoneiros e que seja bom para os dois lados”, completou.(Texto:Ricardo Bonfim).

Reflexo do protesto dos caminhoneiros é constatado nos postos de combustíveis de Cornélio Procópio.

Deixe uma resposta