Cai número de empregos no comércio em três municípios do Norte Pioneiro

Os principais municípios do Norte Pioneiro (Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antonio da Platina) apresentaram uma queda no saldo do emprego formal no setor do comércio no período de janeiro a junho deste ano. A análise foi feita pelo economista e professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Marcos Rambalducci.

O estudioso se baseou nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre as três cidades citadas, Cornélio Procópio foi a que teve o pior desempenho.

A explicação para essa redução, conforme o professor, tem a ver com a composição de seu Produto Interno Bruto (PIB), onde a indústria de transformação e a agricultura se tornaram irrelevantes em comparação com o setor de serviços.

Para o Secretário municipal da Indústria e Comércio de Cornélio Procópio, Celso Vanderlei Marin, dois fatores contribuíram com essa queda: o fechamento de uma usina de açúcar e a desativação de uma planta industrial da Cia. Iguaçu.

“Os dados recentes de julho e agosto, porém, mostram que o cenário está mudando e as vagas no município estão crescendo no segundo semestre”, destacou. (Texto: Rádio Web CP com informações de Vitor Ogawa/Folha de Londrina).

 

Deixe uma resposta